2.º e 3.º Ciclos
do Ensino Básico

Estimular a curiosidade
para novos conhecimentos

Novas competências

Monitorização das Aprendizagens

Na continuidade do trabalho desenvolvido no 10 Ciclo do Ensino Básico, os 2.º e 3.º Ciclos aprofundam e alargam as competências necessárias tendo em vista um pleno desenvolvimento do aluno. A centralidade da relação pedagógica é o aluno, que pela sua atividade constrói e reconstrói o seu conhecimento.

O Colégio Novo da Gaia soube criar um projeto assumidamente inovador, onde cada indivíduo desenvolve um projeto de vida numa sociedade em constante mudança. Para além das exigências
do currículo nacional, procura-se, em articulação com uma diversidade de outros projetos, garantir a implicação e a construção de jovens críticos, responsáveis, participativos, solidários e comprometidos com o seu tempo.

Um projeto formativo integrado onde as áreas curriculares e demais projetos atuam de forma articulada e sequencial e no qual os alunos “aprendem a ser”, “aprendem a aprender” e “aprendem a fazer”.

Através de estratégias inovadoras e motivadoras de ensino, são operacionalizadas as Aprendizagens Essenciais, em articulação com o perfil do aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, sem descurar os referenciais da Estratégia Nacional da Educação para a Cidadania.

O ensino experimental das Ciências

Os laboratórios, bem equipados, permitem a afirmação do ensino experimental das Ciências e fazem parte do quotidiano do Colégio. A realização de experiências científicas, com carácter regular, promove o gosto e a adoção do método científico como condição de construção do conhecimento. O trabalho experimental permite aos alunos a realização de experiências variadas onde registam as suas observações, explicam e aprofundam os resultados, procuram tirar conclusões com base nos conhecimentos teóricos previamente adquiridos, estimulando, assim, a sua criatividade e imaginação, tornando as aprendizagens mais significativas.

Um projeto diferente

Línguas Estrangeiras

O Colégio Novo da Gaia, na procura constante de melhorar o seu contexto educativo, considera a aprendizagem de uma segunda língua fundamental para o sucesso futuro dos seus alunos. Assim sendo, realiza uma forte aposta no ensino precoce da Língua Inglesa, que considera já refletido nos resultados de aprendizagem. Com efeito, a par das aulas de Inglês, os nossos alunos dispõem de uma carga letiva semanal superior, por forma a proporcionar uma maior exposição à língua e a oportunidade de preparar os alunos para os exames Cambridge. No 3.º CEB, os alunos podem optar por uma outra língua estrangeira, entre Alemão, Espanhol ou Francês.

TIC/Multimédia/Robótica

Pretende-se, com a disciplina de TIC/Multimédia/Robótica, promover o desenvolvimento de conhecimentos e aptidões no que concerne às tecnologias de informação e comunicação e, deste modo, desenvolver uma literacia digital no 2.º e 3.º Ciclo do Ensino Básico do CNG, assim como desenvolver o pensamento computacional, aptidões de pesquisa, tratamento, produção e comunicação de informação em que a tecnologia seja ferramenta e veículo, complementando a capacidade de pesquisa e análise nos meios analógicos e tradicionais muitas vezes fomentados nas restantes disciplinas que compõem o ciclo de ensino.

Expressão Dramática

No CNG, a disciplina de expressão dramática propõe-se como um treino de personagens e situações do quotidiano, problematizações corporais e emotivas, com vista a serem usadas no Teatro e na vida. Ajuda os jovens adolescentes, por comparação, por experimentação de outras peles e outras problemáticas, a construir a sua identidade, o seu carácter e espírito crítico.

Filosofia

Um dos pilares inovadores do Colégio Novo da Gaia, prende-se com a implementação da Filosofia na matriz curricular no 20 e 30 Ciclo do Ensino Básico. Pretende-se, o mais cedo possível, a implementação de um pensamento crítico, criativo e eticamente cuidado. Para além das competências argumentativas, da otimização da construção de um pensamento lógico e rigoroso, pretende-se, também, que o aluno seja estimulado e valorize a importância do seu “Eu Social”.

Orientação Vocacional

O Colégio Novo da Gaia desenvolve um projeto diferenciador de desenvolvimento vocacional no 9.º ano e no ensino secundário, que contempla, em linhas gerais, a melhoria do autoconhecimento dos alunos, o acesso a informação útil e necessária para a tomada de decisões ponderadas e responsáveis e a oportunidade de contacto direto e indireto com o mundo das
formações e das profissões.

Nas atividades que desenvolve integra a comunidade educativa (professores, psicólogos, etc.), as figuras mais significativas dos alunos (pais/encarregados de educação) e ainda instituições, empresas e profissionais do mundo académico e laboral, através da sua inclusão em sessões e/ou dinâmicas que pretende proporcionar o contacto com o mundo das formações/profissões.

Diversidade da oferta educativa

No sentido de promover o maior e melhor sucesso educativo, o Colégio Novo da Gaia contempla no 2.º e 3.º CEB o envolvimento e participação dos alunos nas suas diferentes ofertas educativas:

  • B.U+
  • Cidadania e Desenvolvimento
  • Desporto Escolar
  • Diploma Dual / High School Diploma
  • Expressão Dramática
  • Filosofia
  • Inglês – Currículo Nacional e Currículo de Cambridge
  • Línguas Estrangeiras – Alemão, Espanhol e Francês
  • Projeto A+
  • TIC/Multimédia/Robótica
Share This