O projeto Speak Your Mind foi desenvolvido no âmbito da proposta de trabalho “Práticas Artísticas Contemporâneas”, integrada na planificação da disciplina de Educação Visual para o 9.º ano de escolaridade. Idealizado pela professora Carla Capela, com a colaboração do artista residente André Silva, envolveu cinco turmas de alunos — quatro do Colégio Novo da Maia e uma do Colégio Novo de Gaia.
Esta proposta teve como principal finalidade promover uma aproximação significativa dos alunos às práticas artísticas contemporâneas, incentivando-os a expressar ideias, sentimentos e reflexões de forma livre, consciente e crítica. Através da criação de banners inspirados na street art, os alunos foram convidados a utilizar técnicas como o stencil e o graffiti, para comunicar aquilo que verdadeiramente os move. As obras foram posteriormente expostas nos Colégios, transformando-se assim o quotidiano escolar num lugar de expressão artística e reflexão social.
De tema livre, mas sempre ancorado na vivência dos próprios alunos, Speak Your Mind propôs uma experiência de cidadania ativa e de inclusão, ao proporcionar um espaço onde cada jovem pudesse afirmar a sua identidade, valores e preocupações. Desde mensagens de amor e empatia a críticas sociais ou políticas, cada banner é um manifesto visual que traduz a mundividência dos seus autores, num momento crucial das suas vidas: a transição do 3.º Ciclo para o Ensino Secundário.
O projeto articulou, assim, os conteúdos programáticos da disciplina com uma perspetiva formativa e social de práticas artísticas contemporâneas, estimulando competências como o pensamento crítico, a experimentação técnica, a adequação da forma ao conteúdo e o respeito pelo espaço comum.
A obrigatoriedade de aprovação prévia dos projetos, garantiu o equilíbrio entre liberdade de expressão e responsabilidade social, assegurando que as mensagens expostas fossem pertinentes, inspiradoras e respeitadoras da diversidade cultural e etária da comunidade escolar.
Speak Your Mind potencia na escola um território de escuta ativa, criatividade e participação juvenil. O projeto valorizou a liberdade de expressão e a diversidade de perspetivas, reforçando o sentimento de pertença e o poder transformador da arte no espaço educativo. Mais do que um exercício plástico, foi uma experiência de afirmação pessoal e coletiva, onde os alunos deixaram, simbolicamente, a sua marca no percurso escolar que agora encerram, inspirando os mais novos para as seguintes etapas de ensino. “

